eles virão buscar-vos brevemente...

sexta-feira, 8 de março de 2013

As Máscaras - III

excertos dos relatórios oficiais da Segurança Interna
processo nº 3129

cidadão: Dr. Jeff Barnes
local: 2ª esquadra de New Atlanta
ass: agente Fidelis Mbopa
responsável: agente Cyrus Yoshikawa, Detective


Pós-interrogatório.                                                                                        Data: 04/01/2121

A testemunha não varia a versão apresentada imediatamente aos primeiros agentes no local. Mantém-se decidido a declarar que chegou a casa deparando-se com a roupa espalhada pelas áreas do corredor e sala. Diz ainda que o seu sistema de música estava ligado, passando música antiga do início do século passado, a seu ver de uma banda de rock, que o próprio indivíduo classificou como "inaudível". Afirma que suspeitou que tinha apanhado a mulher durante um episódio de infidelidade e que se encontrava algo confuso. A relação dos dois parece ter arrefecido há já vários anos. Confessa que ficou em choque ao entrar no quarto, demorando algum tempo até perceber que se tratava efectivamente da sua mulher. Finalmente, diz que sentiu um barulho vindo de fora da janela do quarto e que avistou alguém afastando-se correndo do seu prédio, não conseguindo explicitar pormenores acerca desse suspeito. Quando confrontado com a pergunta sobre quem achava que poderia ter cometido um acto destes contra a sua mulher, ainda que numa primeira fase não se lembrasse de nenhum possível culpado, acabou por dar dois nomes: Henry Samson e Miguel Marquez, cidadãos que suspeita poderem estar romanticamente ligados à falecida.
Enquanto se aguardam os resultados do laboratório e seguimos a linha destes dois novos cidadãos intervenientes, o cidadão Barnes é para já considerado o principal suspeito, recomendando-se a sua detenção.


Historial

Jeffrey Kuzmeny Barnes nasceu a 21 de Agosto de 2071. Casado Viúvo e sem filhos. Fez a sua formação em parte na Academia de Ciências de Monróvia, Libéria, que concluiu em Marte, mais precisamente em Port Ferrell, na 2ª Universidade Colonial, para onde se refugiou em 2089 depois das Chamas em África. Formou-se em Geologia com excelentes credenciais acabando por viajar para Nova Atlanta há treze anos atrás quando se descobriram os grandes poços de Psilyum e é actualmente ainda o geólogo responsável pelas expedições decorrentes ao interior dos poços. Casou-se com Natascha Anne Duschamps três meses depois de ter chegado e dois meses depois de a conhecer. Não tem quaisquer antecedentes criminais nem quaisquer notas de suspeita, sendo que é considerado pelos seus colegas e amigos como uma pessoa calma e ponderada. Não tem quaisquer parentes vivos. Os seus hobbies incluem a leitura e o desenho de labirintos para o jornal diário.
Nota: É um indivíduo com um conhecimento e inteligência muito elevada.


Notas pessoais do caderno do agente Mbopa

15/01/2121

O doutor tem-se mantido calmo e reservado durante os dias de detenção. Nos primeiros dias mantinha-se sentado de frente para uma parede enquanto parecia escrevinhar no ar. Pensámos tratar-se de uma táctica qualquer para apresentar uma possível defesa enquanto portador de insanidade temporária. Porém, nem ele nem o seu defensor legal pediram um relatório psicológico para tal. Nos dias seguintes pareceu mais activo, solicitando papel e lápis, onde rabiscava qualquer coisa, sem que os guardas pudessem perceber de que se tratava. Quando estes se aproximavam da cela, o doutor colocava-se imediatamente perto da sanita, provavelmente preparando-se para deixar cair lá o papel e puxar o autoclismo caso um deles lá entrasse.

Trish Barber, uma vizinha dos Barnes avançou num depoimento que tinha visto o doutor entrar no prédio cerca de 45 minutos antes da hora que ele atribuira. O relatório do médico legista refere que o crime não acontecera há mais de uma hora antes da polícia chegar ao local. As peças parecem encaixar todas...apesar de achar que alguém tão inteligente arranjaria forma mais simples de cometer um crime, esconder o cadáver e nunca ser apanhado. Poderia simplesmente, como já aconteceu antes, deixar o corpo numa zona mais iluminada do bairro, onde se acumulam centenas de Galinas, prontos para retalhar qualquer bocado de carne. Ou telvez lhe tenha saído mesmo um parafuso e quisesse ser apanhado.


17/01/2121

O processo deu subitamente uma reviravolta inesperada. Por onde começar? Em primeiro lugar, foram efectivamente encontradas na cena do crime impressões digitais e vestígios de ADN do cidadão Marquez, indicado como uma pessoa de interesse no processo por parte de Barnes. Também a arma (ou uma das armas) do crime foi encontrada num caixote de lixo numa das ruas adjacentes à urbanização dos Barnes e também ela tinha, para além do sangue da Sra. Barnes, impressões parciais de Marquez.
Ao mesmo tempo, foi estabelecido um álibi para o doutor que contraria as informações dadas pela senhorita Barber, a sua vizinha; na altura, Barnes encontrava-se ainda no trabalho, tendo saído mais cedo que o habitual, por volta das 17h. A cidadã Barber justificou que estava ainda a alguma distância do indivíduo e que ao longe se torna mais difícil de ver, principalmente usando a sua máscara; no entanto, afirma, que se não era o doutor, era alguém muito parecido e que até a máscara dele era semelhante. Tenho receio de que esta vizinha esteja agora a tentar forçar uma justificação de um possível perjúrio, depois de ser apanhada a mentir...Ou será que podia ser efectivamente alguém a fazer-se passar por Barnes? Poderão o doutor ou a mulher ter irritado alguém que não deviam?
Segue-se uma visita ao apartamento de Miguel Marquez e também possivelmente ao de Henry Samson; já as devíamos ter feito logo quando os nomes nos foram dados, mas para dizer a verdade, ninguém acreditava por momentos que o doutor pudesse estar inocente.
O Detective Yoshikawa, responsável pelo processo, acordou em levar-me com ele para estas visitas. Tratar-se-à portanto do meu primeiro caso no terreno. São os casos de homicídios que normalmente trazem mais visibilidade ao departamento de Segurança Interna e espero fazer um bom trabalho. É uma honra trabalhar com o Detective e devo aproveitar esta oportunidade, ainda que não goste especialmente do seu método de trabalho e ele tenha a pior reputação de sempre no departamento em matéria de violência. Mas o que é facto é que em breve será o detective reformado mais novo de sempre em Nova Atlanta e tornar-se-à uma lenda ainda mais significativa para futuros agentes.
Quanto ao doutor Jeff Barnes, será libertado dentro de muito em breve, embora ele não tenha dado mostras de grande satisfação com a notícia.

Sem comentários:

Enviar um comentário