eles virão buscar-vos brevemente...

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

uma noite sonhei XI - "história américa". 20/11/2011

devo confessar que esta semana os sonhos parecem-me cada vez mais estranhos. ao mesmo tempo que me habituo a pensar mais neles, tenho cada vez mais cuidado em recordar certos pormenores. é portanto natural que as descrições que se seguirão sejam mais extensas.

11ª noite (13/11/2011) - estou num meio de transporte colectivo, não sei se comboio se avião, se autocarro de dois andares. é uma espécie de visita de estudo de uma escola. oferecem a cada um de nós um dvd com capa negra. creio que é o guilherme rodriguez que está ao meu lado. eu estou à janela. sei que é de dia. quando viro o dvd vejo que afinal tem uma figura na capa. não me recordo do desenho mas o filme é o "glory" do edward zwick. estamos num corredor que faz lembrar aqueles que se vêem nas séries com highschools americanos, só que este não é tão iluminado, é algo escuro. encho um balão cor de rosa e escondo-me entre dois colegas meus à espera que passe alguém para eu atirar o balão de ar. passa um grupo de tres raparigas. uma delas olha para mim e eu atiro-lhe o balão, que por ser de ar se desloca muito devagar. ainda assim a rapariga reclama comigo. acho que não lhe ligo muito e viro-me andando pelo corredor com quem me acompanhava. no final do corredor está uma pequena multidão virada para um ecrã. está a passar uma música mas não sei qual. estão quase todos com camisolas do equipamento do benfica. reconheço um deles. é o joão canelo. só depois reparo que a música que passa é de karaoke e há uma rapariga a cantar. ela canta bastante mal. quando acaba aplaudem-na e escolhem outra música. pergunta-se quem quer cantar. escolhem o joão canelo para ir cantar. ele vai um pouco relutante. nós aplaudimos e fazemos uma grande festa para puxar por ele. começa a música. já nao tem a camisola do benfica mas sim uma camisa branca e gravata escura. acompanha a música com uma dança que deixa as pessoas bem dispostas e talvez um pouco surpreendidas. já não me recordo da música. de novo num meio de transporte semelhante ao outro, mas definitivamente outro. dão-nos outro dvd de capa negra. também este tem uma imagem afinal. chama-se "amerika" e a imagem é desenhada como os filmes starwars ou indiana jones, mas não posso especificar mais. acho que amerika está escrito em rosa. vamos para uma espécie de quinta. acho que estamos nos estados unidos e talvez sejamos inclusive de uma escola americana. a quinta é uma espécie de rancho verdejante. quem nos faz a visita guiada, uma espécie de professor, está num cavalo. conta algo sobre a história da quinta e de como à porta do celeiro foi executada uma das heroínas da guerra civil americana, karen morgan. dentro presumivelmente da casa da quinta estou na pele do professor. estou na cozinha a explicar aos alunos que por baixo do chão há um artefacto importante. desço por um alçapão para debaixo do chão e apanho uma bengala de madeira velhíssima. pergunto-lhes se sabem o que é, esticando a bengala para fora do alçapão. quando respondem que não sabem digo que é a bengala da heroína dos direitos civis dos negros, emily dickinson. volto a guardar a bengala onde estava.

Sem comentários:

Enviar um comentário